Entre os dias 07 e 10 de novembro ocorreu o 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, em paralelo ao 1º Congresso Internacional de Enfermagem Perioperatória

Com as enfermeiras Fernanda Caroline Correia Sousa e Narayane Alves dos Santos, a Santa Casa de Assis marcou presença no 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, realizado pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Em paralelo, também foi realizado o 1º Congresso Internacional de Enfermagem Perioperatória.

O evento ocorreu entre os dias 7 e 10 de novembro no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. O tema central deste ano foi: “A experiência do Paciente Cirúrgico: O cuidado singular do amor de alguém”.

As enfermeiras da Santa Casa puderam se capacitar com simulações, palestras e oficinas ministradas por profissionais brasileiros e também de outros países.

“O evento foi muito importante para a área de centro cirúrgico, recuperação anestésica e central de material e esterilização. O tema deste ano focou muito na humanização, algo que também exaltamos aqui na Santa Casa de Assis. Pudemos nos atualizar, nos capacitar e conhecer exemplos do exterior: um comparativo importante para melhorarmos cada dia mais nossos processos de trabalho”, disse a enfermeira Fernanda Sousa.

Uma das palestras que mais chamou a atenção das profissionais assisenses, foi: “Cirurgia Segura: após 15 anos o paciente está seguro? É possível inovar na prevenção de infecção do sítio cirúrgico?”.

“Este foi um tema de extrema relevância. Conseguimos absorver vários conteúdos e saímos de lá com muitas ideias e projetos para colocar em prática na realidade da Santa Casa de Assis”, destacou.

Além deste, demais temas essenciais foram debatidos durante o encontro, como “Gestão eficiente no centro de material e esterilização”, “Riscos de infecções em sítio cirúrgico”, “A relevância do dimensionamento de enfermagem para eficiência do Centro Cirúrgico”, entre outros.

,