A Santa Casa de Assis realizou com sucesso a edição especial do ‘Café com Ciência’, que contou com a presença de colaboradores dos setores de farmácia, enfermagem e laboratório. O evento aconteceu no Centro de Estudos, Pesquisas e Extensão da instituição e proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado e atualização profissional.

A apresentação, intitulada "Manutenção de Cateteres e Prevenção de Complicações: como a cultura de manutenção segura proporciona benefícios clínicos", foi ministrada pela enfermeira Adriana Pirollo, especialista em Auditoria e Consultora Técnica da Mafra Saúde e proporcionou uma grande troca de conhecimento e experiências, com o compartilhamento de conteúdos valiosos sobre a importância da manutenção adequada de cateteres, novas tendências e tecnologias e estratégias para prevenir complicações, destacando como uma cultura de manutenção segura pode trazer benefícios significativos para os pacientes e para a instituição de saúde.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as melhores práticas, explorando questões fundamentais relacionadas à higienização, troca e monitoramento adequado.

Além disso, foram discutidas estratégias eficazes para evitar complicações associadas ao uso de cateteres, contribuindo, assim, para a melhoria dos cuidados prestados aos pacientes.                                                                                                                        O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Segurança do Paciente, Serviço de Controle de Infecção e Educação Permanente, sendo organizado pelas Enfermeiras Suzana e Rita.

A Santa Casa de Assis agradece a Mafra Saúde e a palestrante Enfermeira Adriana pela parceria e gentileza no oferecimento do treinamento.

“Estes treinamentos fazem com que a nossa equipe se fortaleça e se profissionalize ainda mais.  É uma troca de experiências muito valiosa. Esperamos que todos levem os conteúdos também para outros profissionais, afinal, temos a missão de multiplicar as informações, aprimorando nossa gestão e a condução das técnicas utilizadas”, disse, na abertura do evento, Edmar Luís de Oliveira, Coordenador Assistencial da Santa Casa de Assis.

O ‘Café com Ciência’ é um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da saúde e reforça o compromisso da Santa Casa de Assis com a educação continuada e a excelência na prestação de serviços de saúde à comunidade.