A Organização Social de Saúde Santa Casa de Assis realizou, na última quinta-feira (11/05), uma solenidade para marcar o início de sua gestão no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Botucatu.
Desde 2013 a OSS Santa Casa de Assis é responsável pelo gerenciamento do AME de Assis e foi a unidade gestora do AME Ourinhos entre 2017 a 2022 e, em meados de março deste ano, assumiu mais um desafio: a gestão do AME de Botucatu, importante referência SUS para 25 municípios das regiões de Jaú e do Pólo Cuesta.
O AME Botucatu é uma unidade ambulatorial de alta resolutividade que oferece consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias. Com sua grande relevância regional, a unidade é essencial para a saúde da população das cidades referenciadas: Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boraceia, Brotas, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Jaú, Mineiros do Tietê e Torrinha, além de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratania, São Manuel e Torre de Pedra.
A cerimônia reuniu funcionários e médicos da Unidade, Prefeitos, Vice Prefeitos, Diretores e Secretários Municipais de Saúde e demais gestores dos municípios referenciados, além de representantes da DRS VI de Bauru e profissionais da imprensa.
Uma benção ecumênica abriu o encontro, com a presença gentil do Padre Milton José Perretti e da Pastora Eveli Cristina Varoto Oliveira. Na sequência, falaram sobre a importância da Santa Casa de Assis assumir a gestão do AME Botucatu, a Coordenadora Administrativa Arlene Maria da Silva e a Gerente de Serviços Ambulatoriais Andréia Camargo Souza. Também falaram, representando a Diretoria Regional de Saúde (DRS VI) de Bauru, a articuladora Angela Maria Fogueiral e representando o prefeito Mário Pardini e o Secretário de Saúde de Botucatu, a secretária adjunta Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira.
O evento também contou com a participação da Diretora de Relações Públicas e Ações Comunitárias Ana Rosa Girardi e dos Coordenadores da OSS da Santa Casa de Assis.
A Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, Provedora da Santa Casa de Assis, encerrou as falas destacando a união de esforços e diálogo com os municípios para que a qualidade dos atendimentos seja de excelência:
"Assumir a gestão do AME Botucatu é um desafio que enfrentamos com muito entusiasmo, seriedade e união. Somente juntos é possível oferecer um atendimento de qualidade e excelência aos usuários SUS de toda região assistida. Por isso, a Santa Casa de Assis está empenhada em trabalhar de forma integrada, otimizando processos, valorizando as equipes e buscando sempre a melhoria contínua, para que os resultados sejam ainda melhores e mais satisfatórios para todos. Que Deus abençoe a todos neste ciclo que, tenho certeza, será de muitas realizações e ótimos resultados." – disse.
Também na manhã do dia 11, a Provedora juntamente com a Diretora de Relações Públicas e Ações Comunitárias, da Gerente de Serviços Ambulatoriais e da Coordenadora Administrativa se reuniram com o Prefeito e com o Secretário de Saúde Botucatu, para tratar do início da gestão do AME pela OSS e também de melhorias no acesso ao Ambulatório.
A Santa Casa de Assis tem um modelo de gestão focado no paciente, com um atendimento eficiente e de qualidade. Entre os principais resultados na gestão dos AME’s estão, o cumprimento das metas, a otimização e a melhoria de processo a partir da experiência do usuário SUS, a valorização do Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU/Ouvidoria e o desenvolvimento humano e profissional de suas equipes, pautado em respeito, ética, justiça e amor ao próximo.