Conheça a história inspiradora do senhor Aparecido Marques, que veio de outro Estado para realizar uma cirurgia cardíaca na Santa Casa de Assis.
A Santa Casa de Assis realizou no último dia 28 mais uma cirurgia cardíaca de alta complexidade no paciente Aparecido Antônio Marques, sul-mato-grossense de 67 anos.
Referência para toda a região, com estrutura completa, corpo clínico e equipes especializadas a Santa Casa de Assis têm atraído pacientes até de outras regiões para realização de exames e tratamento de doenças cardiovasculares, evitando o deslocamento para outras cidades em situações de urgência e proporcionando as pessoas um atendimento de qualidade, rápido e moderno.
O paciente, que é de Ivinhema/MS, infartou em novembro do ano passado sendo socorrido e tratado inicialmente em Dourados/MS, onde os médicos solicitaram um cateterismo. O resultado do exame apontou um problema cardiológico muito grave, com indicação de cirurgia de risco.
Com muita vontade de viver, Aparecido buscou atendimento na cidade de Presidente Prudente - SP, com o cirurgião cardiovascular Dr. Rômulo Arnal Bonini, que também é coordenador da equipe de cirurgia cardiovascular da Santa Casa de Assis. Na ocasião Dr Rômulo tranquilizou o paciente sobre a experiência e capacidade da equipe médica em intervenções cirúrgicas de grande porte e sugeriu como Hospital a Santa Casa de Assis, visto que hoje a Instituição conta com uma estrutura completa para procedimentos cardiológicos de alta complexidade, desde o atendimento clínico, pronto atendimento 24 horas, Hemodinâmica, UTI Coronariana, Centro Cirúrgico, além de confortáveis acomodações para internação e excelente segurança hospitalar.
Na cardiologia clínica, o Centro Avançado de Cardiologia, inaugurado em 2021, já realizou 6.697 exames como Ecocardiograma, Ecoestresse, Ecocardiograma Farmacológico, Mapa, Holter, Teste Ergométrico, entre outros. De 2016 a 2022 foram realizados na Instituição 1.672 procedimentos cirúrgicos para tratamento de doenças cardiovasculares, com maior prevalência nos casos de Insuficiência Cardíaca, Infarto Agudo do Miocárdio, Revascularização Miocárdica e Implante de Marcapasso. No período de abril de 2022 a abril deste ano foram realizadas 19 cirurgias para implantação de marcapassos e 09 cirurgias envolvendo outros procedimentos cardíacos.
A implantação desse serviço cardiológico na Santa Casa de Assis oportuniza ao médico especialista assisense um atendimento rápido ao seu paciente, além da segurança hospitalar para sua plena recuperação. Na sequência, a Instituição se responsabiliza em encaminhar o paciente para seu médico de confiança/responsável para a continuidade do tratamento, respeitando o vínculo entre eles.
No caso do Sr. Aparecido Marques, foram realizadas duas pontes de safena e uma mamária, o que significa que três novas rotas foram criadas para melhorar o fluxo sanguíneo para o seu coração. Também foi feita a substituição da válvula aórtica, um procedimento que visa corrigir ou substituir uma válvula cardíaca que não está funcionando adequadamente sendo, ambos, extremamente complexos e delicados, exigindo uma equipe médica altamente qualificada e uma estrutura hospitalar completa e avançada.
A equipe da cirurgia cardíaca foi liderada pelo Dr. Rômulo Arnal Bonini, coordenador da Cirurgia Cardiovascular da Santa Casa de Assis, e contou também com os médicos cirurgiões cardiovasculares Drs Ricardo Fabian González Fiandro e José Vieira Zarate, os médicos anestesistas Drª Isabelle Casanova e Dr Victor Mendonça, a perfusionista Lilian Zarate, a instrumentadora Erika Cristina B. Martins, a enfermeira Silvana Barizon, a técnica em enfermagem Luciene Passarelli e a auxiliar de enfermagem Carina dos Santos. O pós cirúrgico foi acompanhado pela médica cardiologista Drª Nina Azevedo, coordenadora da UTI Coronariana da Santa Casa de Assis e sua equipe.
A cirurgia foi um sucesso e o paciente teve uma rápida recuperação: 5 dias depois já teve alta para voltar para casa.
Sua história é um exemplo de como a medicina avançada pode fazer a diferença na vida das pessoas e trazer novas oportunidades de saúde e bem-estar. Aparecido é um exemplo de coragem e determinação, que não desistiu de buscar a melhor opção para cuidar de sua saúde.
Comprometida com um atendimento Sistema Único de Saúde de qualidade a Santa Casa de Assis, já recebe das unidades referenciadas pacientes SUS para atendimentos ambulatoriais e está lutando bravamente junto ao Ministério da Saúde e demais órgãos pelo credenciamento dos demais serviços cardiológicos (Hemodinâmica, Cirurgias Cardíacas e UTI Coronariana), de forma que todos possam ser atendidos rapidamente e sem necessidade de transferência para outras cidades.
Para mais informações sobre o atendimento Cardiovascular ou para agendar atendimento ligue 18 99712-9969.
Sul-Mato-Grossense de 67 anos realiza Cirurgia Cardíaca de Alta Complexidade na Santa Casa de Assis e tem Alta 5 dias após o Procedimento
- Comunicação
- Acessos: 709