Em lembrança ao Dia Nacional de Combate às Infecções Hospitalares, celebrado em 15 de maio, a Santa Casa de Assis, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), promoveu uma série de atividades educativas e treinamentos para seus colaboradores.

O objetivo das ações foi reforçar a importância da prevenção e controle das infecções hospitalares, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os pacientes.

A enfermeira do SCIH, Rita de Cássia, destacou as atividades promovidas durante o mês e salientou sobre a atuação do setor no processo de atendimento do hospital.

“Dentro da instituição temos uma comissão que acompanha diariamente os pacientes, evitando os eventos adversos relacionados a assistência à saúde. Com as ações realizadas no mês de maio, e ressaltadas durante todo o ano, buscamos não apenas informar, mas também envolver e capacitar nossos colaboradores, assegurando que todos estejam preparados para oferecer o melhor cuidado àqueles que são atendidos na Santa Casa de Assis", disse.

Entre as ações realizadas, as enfermeiras da SCIH compartilharam informações e orientações sobre boas práticas de higiene e protocolos de segurança, ressaltando a importância de medidas preventivas no ambiente hospitalar.

Também foi realizada uma dinâmica de higienização das mãos com luz negra, que permitiu que os profissionais de saúde verificassem a eficácia da higienização individual, promovendo também uma conscientização prática e imediata sobre a correta técnica de lavagem das mãos.

Além disso, nos dias 15 e 16 de maio, aconteceu um treinamento realístico com simulação de atendimento aos pacientes, em que colaboradores puderam observar na prática quais os processos de atendimento que devem ser evitados e quais precisam ser colocados como prioridade na rotina diária.

A Santa Casa de Assis mantém rigorosos protocolos que proporcionam a Instituição excelentes indicadores de controle de infecção, garantindo um ambiente hospitalar muito mais seguro no atendimento dos pacientes.