Na última segunda- feira, 10 de julho, os representantes da Santa Casa de Assis Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade (Provedora) e os Coordenadores da Gestão Hospitalar da Instituição Amanda Mailio Santana, Edmar Luis de Oliveira e Silvio Cesar de Oliveira receberam a Diretora do IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo), Tatiana Célia Vieira Coelho, que trouxe novas informações técnicas sobre a possibilidade do restabelecimento do convênio estadual.
Considerando que houve alguns avanços nas solicitações realizadas anteriormente pela Diretoria da Santa Casa de Assis, após transmissão de todas as informações aos Diretores e Conselheiros, a Provedora Profª Drª Telma submeteu a proposta ao IAMSPE, atendendo ao edital, nesta sexta-feira, 14/07, e agendou reunião presencial em São Paulo com a nova Diretoria do IAMSPE para os últimos ajustes, que serão fundamentais para viabilizar a assinatura do contrato. Este agendamento também foi possibilitado pela Diretora do IAMSPE, Tatiana, que é Assisense, e está desempenhando um competente trabalho técnico, apresentando aos possíveis prestadores, os novos valores e as novas diretrizes do IAMSPE no atual governo, com transparência e eficiência.
Desde que o convênio entre Santa Casa de Assis e IAMSPE expirou, não houve possibilidade de ser reconduzido diante de várias limitações, tais como, tabela de preços de atendimento, internações e procedimentos muito abaixo do custo real, valor do teto muito baixo, falta de pagamento de valores de extrateto, dentre outros, a Diretoria Executiva da Santa Casa de Assis tem realizado tentativas reiteradas de retomada dos serviços, por meio de ofícios e reuniões presenciais com técnicos e autoridades do governo do Estado, visando o alcance das condições propícias para o atendimento com dignidade, aos usuários do IAMSPE.
A Provedora, Profa. Dra. Telma Andrade, no comando da Santa Casa de Assis, frisou a importância de se encontrar um denominador comum para que se possa atender o convênio novamente, com equilíbrio e responsabilidade:
"Prestar assistência aos funcionários públicos do Estado de São Paulo é uma das prioridades da nossa instituição. No entanto, qualquer novo convênio só poderá ser pactuado com extrema responsabilidade e critério, sem prejuízo financeiro à Santa Casa de Assis, que, juntamente com outros Hospitais Filantrópicos de todo o país, luta para sobreviver diante do cenário do congelamento da tabela SUS, por mais de 15 anos, e pelo aumento significativo nos preços dos insumos, como por exemplo, materiais, remédios, oxigênio, dentre todos os demais suprimentos hospitalares. Os atuais Diretores e Conselheiros da Santa Casa de Assis não têm medido esforços para que haja sucesso nesta parceria entre IAMSPE e Santa Casa de Assis, desde que alcancemos condições mínimas de sustentabilidade, mantendo uma prestação de serviços com excelência e totalmente humanizado. Que Deus abençoe todos os nossos passos, pois não queremos e não podemos errar. Agradecemos a Diretora Tatiana por todo o seu trabalho e desejamos que todas as próximas tratativas sejam profícuas e exitosas, para que, num curto período de tempo possamos retomar o atendimento aos usuários do IAMSPE na Santa Casa de Assis.” – disse.