Na semana em que é comemorado o Dia Nacional da Hipertensão (26/04), a Santa Casa de Assis alerta a toda população para se conscientizar sobre a relação entre hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, que são as principais causas de morte em todo o mundo.

Segundo dados do DataSUS, analisados pela equipe de gestão da Santa Casa de Assis, entre Janeiro de 2020 a Dezembro de 2022, dos 1.757 óbitos por doenças do aparelho respiratório registrados na região de Assis, 62% foram decorrentes de doenças cardiovasculares, sendo os 38% restantes por Covid-19.

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma condição na qual a pressão arterial fica elevada de forma crônica. A relação entre hipertensão arterial e doenças cardiovasculares é direta e muito perigosa. A pressão alta pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de desenvolver problemas como angina, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC).

Alguns dos fatores de risco para a hipertensão arterial incluem idade avançada, histórico familiar de hipertensão, obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em sal e estresse crônico. O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos, a redução do consumo de sal e álcool, além da gestão do estresse.

Por ser uma doença silenciosa, a prevenção torna-se essencial, com a realização de exames periódicos. Pessoas que possuem fatores de risco ou que possuem diagnóstico de hipertensão, devem procurar atendimento médico especializado e realizar acompanhamento e tratamento adequados.

ESTRUTURA CARDIOVASCULAR COMPLETA - A Santa Casa de Assis tem hoje uma estrutura completa para o atendimento cardiovascular para pacientes particulares e de convênios privados, com atendimento clínico e cirúrgico cardiológico, pronto atendimento 24 horas, exames Ecocardiograma, Ecocardiograma Farmacológico, Mapa, Holter, Teste Ergométrico, Cateterismo, Angioplastias, Arteriografias, além de contar com uma UTI Coronariana, confortáveis acomodações para internação e excelente segurança hospitalar.

Comprometida com um atendimento Sistema Único de Saúde de qualidade a Santa Casa de Assis, já recebe das unidades referenciadas pacientes SUS para atendimentos ambulatoriais e está lutando bravamente junto ao Ministério da Saúde e demais órgãos pelo credenciamento dos demais serviços cardiológicos (Hemodinâmica, Cirurgias Cardíacas e UTI Coronariana), de forma que todos possam ser atendidos rapidamente e sem necessidade de transferência para outras cidades.
Para mais informações sobre o atendimento Cardiovascular ou para agendar atendimento ligue 18 3302-3355 / 99712-9969.