Também foi aplicada a prova na especialidade de Cardiologia, programa já consolidado na Instituição
A Santa Casa de Assis e a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram, no último sábado, dia 07 de fevereiro, a prova do Programa de Residência Médica 2026. Pela primeira vez, foram oferecidas as especialidades de Clínica Médica e Cirurgia Geral, marcando um novo momento na formação médica da instituição e consolidando a parceria entre hospital e ensino superior.
No mesmo dia, também foi aplicada a prova para a especialidade de Cardiologia, programa já tradicional na instituição. A Santa Casa de Assis também mantém residência médica em Anestesiologia, que já teve seu processo seletivo encerrado em janeiro.
Este momento representa avanço significativo para a região, ampliando as oportunidades de especialização médica e fortalecendo a integração entre prática hospitalar e formação acadêmica.
A aplicação das provas ocorreu conforme os critérios estabelecidos em edital, sob coordenação da Comissão de Residência Médica (COREME) da Santa Casa de Assis, em parceria com a FEMA.
O resultado está previsto para ser divulgado no dia 11 de fevereiro. O início das atividades dos novos residentes deve acontecer em 02 de março, quando os médicos selecionados passam a integrar as equipes assistenciais da instituição, vivenciando a rotina hospitalar em um ambiente que alia ensino, prática e compromisso social.
Para o provedor da Santa Casa de Assis, Dr. Arnaldo Thomé, o momento é histórico para a Instituição e para o município. “Para nós é um momento extremamente importante, ficamos muito felizes pelo número de candidatos inscritos e temos certeza de que será um salto de qualidade para a saúde de Assis”.
O cardiologista e presidente da Comissão de Residência Médica FEMA, Dr. Bruno Ferrari, também destacou a relevância da iniciativa. “É um orgulho absoluto, pois nós tivemos o mesmo volume de inscrições de que grandes escolas brasileiras. Um avanço muito grande, trazendo benefícios para a população de Assis, um grande avanço na assistência e no ensino da mais alta complexidade dentro das especialidades médicas”.
A implantação das residências em Clínica Médica e Cirurgia Geral fortalece o papel da Santa Casa de Assis como referência regional não apenas na assistência, mas também na formação de especialistas, contribuindo diretamente para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.
A parceria com a FEMA reafirma o propósito de investir em educação continuada, estimular o desenvolvimento científico e preparar profissionais capacitados para atender às demandas do sistema de saúde, com qualidade, ética e responsabilidade.




