A gestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA pela Santa Casa de Assis foi anunciada em 2025 pela Prefeitura de Assis, considerando a já existência do Termo de Convênio entre o Município e a Instituição e sua trajetória de excelência na prestação de serviços de saúde à população.

Porém, com quase um ano de gestão e após muitas reuniões e análises, foi definido que a Santa Casa de Assis não dará continuidade ao serviço referenciado de urgência e emergência na UPA.

A iniciativa partiu da Direção da Santa Casa, motivada pela questão financeira. A Instituição entendeu que com os valores atuais, pactuados no convênio,  não seria possível manter a gestão, considerando as necessidades da UPA e a manutenção de seus padrões de qualidade. Sua continuidade é considerada desfavorável à Instituição diante de cenário já fragilizado pelo permanente déficit gerado pelos repasses SUS. Dessa forma, a Santa Casa optou por direcionar seus esforços e recursos nos serviços hospitalares e ambulatoriais, tão importantes no cenário de saúde de Assis e região.

A Prefeitura de Assis ao ser notificada sobre a rescisão, buscou caminhos para dar continuidade ao Convênio atendendo os apontamentos da Santa Casa. Entretanto, diante das limitações burocráticas, legais e financeiras foi impossibilitada para realizar o aumento do repasse.

Assim, a Prefeitura assumirá o gerenciamento da UPA a partir de 10/03, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Assis.

As providências para o encerramento contratual serão conduzidas pelas duas Instituições com o objetivo de garantir um processo de transição organizado e priorizando a manutenção dos atendimentos à população que tanto precisa dos serviços da UPA.

A Santa Casa de Assis, sempre com uma postura de transparência e cuidado com seus profissionais, está desde a manhã desta quinta-feira (05/02), juntamente com representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Assis, promovendo as tratativas com os funcionários da Unidade, informando a decisão e esclarecendo as dúvidas e anseios das equipes.

Apesar do fim na parceria na gestão da UPA, a Santa Casa de Assis e a Prefeitura Municipal de Assis reafirmam o permanente diálogo entre as Instituições e o compromisso com uma saúde SUS de qualidade.

A Prefeitura Municipal agradece e enaltece o excelente trabalho realizado pela Santa Casa de Assis no período, ressaltando o salto de qualidade na assistência, testificado por muitos usuários no ano de 2025, após o início da gestão pela Instituição assisense.