O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Santa Casa de Assis realizou, nos dias 09 e 10 de outubro, um treinamento intensivo com os 20 novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), que assumirão a gestão até 2026. Os novos cipeiros foram eleitos por meio de votação entre os colaboradores e participaram de um processo de integração e capacitação voltado à segurança e à prevenção de acidentes no ambiente hospitalar.
Durante o treinamento, ministrado pelo Técnico de Segurança do Trabalho da Instituição, Henrique Soares, os participantes elaboraram o mapa de risco da instituição, discutiram sobre os principais perigos e situações de vulnerabilidade presentes nas atividades hospitalares e compreenderam os objetivos e responsabilidades da CIPA.
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios) é uma exigência do Ministério do Trabalho, prevista na Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), e tem como principal finalidade prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo a saúde, o bem-estar e a segurança dos colaboradores.
Formada por representantes dos empregados e do empregador, a CIPA atua de forma participativa, identificando riscos, propondo melhorias e colaborando com o SESMT na implementação de ações que tornem o ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
De acordo com o SESMT, o treinamento reforça a importância do papel da comissão dentro da Santa Casa, uma vez que o ambiente hospitalar exige atenção redobrada à segurança ocupacional, devido à diversidade de áreas e à complexidade dos serviços prestados.
A nova gestão da CIPA da Santa Casa de Assis garante a continuidade do trabalho voltado à valorização de todos os funcionários e a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro, humano e saudável.