A Santa Casa de Assis promoveu, nos dias 14 e 15 de maio, um importante treinamento voltado ao correto preenchimento da Declaração de Nascidos Vivos (DNV). A capacitação foi direcionada à equipe assistencial da maternidade e aconteceu no Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão da Instituição.
O curso foi ministrado por Magali Aparecida Belotti, Articuladora de Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, profissional com ampla experiência no tema. A iniciativa teve como objetivo garantir a padronização e a qualidade das informações registradas na DNV, documento essencial para a formalização da identidade civil do recém-nascido e para a produção de dados estatísticos fundamentais para a saúde pública.
Durante o treinamento, foram abordados aspectos técnicos e legais do preenchimento da DNV, com foco na importância da correta coleta de dados. A Declaração de Nascidos Vivos é um documento obrigatório em todo o território nacional, emitido pelos estabelecimentos de saúde no momento do nascimento, e é a base para a emissão da certidão de nascimento.
Além de seu valor legal, é uma das principais fontes de dados para os sistemas de informação em saúde do país, sendo utilizada para monitorar indicadores como a taxa de natalidade, mortalidade infantil, entre outros.
Para a Santa Casa de Assis, o treinamento reforça o compromisso com a qualidade da assistência prestada e com a responsabilidade no fornecimento de dados confiáveis aos órgãos de saúde.