Procedimento é uma inovação com tratamento de próstata a laser

A Santa Casa de Assis realizou mais uma cirurgia pioneira no campo da urologia: a primeira HoLEP - Enucleação da Próstata com Laser. Este procedimento inovador, realizado no dia 24 de maio, representa mais um avanço da instituição, oferecendo serviços modernos aos pacientes.

A HoLEP é uma técnica avançada que utiliza laser para a remoção de tecido prostático, proporcionando uma alternativa menos invasiva e mais eficaz em comparação aos métodos tradicionais. Os principais benefícios para os pacientes incluem: menor tempo de internação, risco mínimo de sangramento e sintomas pós-operatórios mínimos.

O procedimento foi realizado pela equipe liderada pelo urologista da Santa Casa de Assis, Dr. Danilo Colnago e contou com a participação do Dr. Lucas Takikawa – médico especializado em tratamentos minimamente invasivos. Também urologista da Instituição, o Dr. Rafael Bittencourt participou da intervenção.

A HoLEP envolve a inserção de um equipamento com câmera e fibra laser pela uretra, eliminando a necessidade de cortes, mesmo em casos de próstatas volumosas. A fibra laser separa o adenoma prostático da cápsula e controla o sangramento dos vasos, oferecendo uma solução eficaz e segura para a obstrução da região central da próstata.

"É uma inovação dentro da área da urologia, pois permite um menor tempo de internação do paciente, risco de sangramento e sintomas pós-operatórios mínimos. Contem com o trabalho da nossa equipe e de toda a Santa Casa de Assis para a realização de diagnóstico de doenças relacionadas a próstata e cirurgias como esta," disse o Dr. Danilo Colnago, urologista da Santa Casa de Assis.

A avançada operação aconteceu na Unidade Europa. Recém-inaugurado, o novo prédio hospitalar da Santa Casa de Assis conta com uma estrutura completa para atendimento a diversas especialidades e um centro cirúrgico com equipamentos modernos.