Dirigentes da Santa Casa de Assis estiveram há 15 dias solicitando celeridade ao Ministro Alexandre Padilha para a habilitação da Instituição.
Desde 2019 a Santa Casa de Assis iniciou parceria com a Boehringer Ingelheim do Brasil Quim e Farm Ltda, por meio de seu representante, Marcus Wander de Souza Vieira, que orientou a premência de realizar o credenciamento do Centro de Atendimento de Urgência tipo II, aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os treinamentos das equipes, inclusive da recepção foram iniciados em 2020, quando a instituição foi inserida num Projeto denominado Angels, que visa o atendimento imediato de pacientes com sinais e sintomas de AVC.
A medida que este trabalho foi alcançando sucesso, o desejo de oferecer este atendimento também a pacientes do Sistema Único de Saúde, foi aumentando, e a Santa Casa de Assis, com o apoio de Wander, do Dr. Otávio Marques Pontes Neto e Dr. Francisco A. Dias, seguiu todos os trâmites e elaborou um amplo projeto para solicitar a habilitação.
Nesta etapa, os treinamentos foram ampliados e oferecidos às equipes da UPA e SAMU.
A pandemia, desacelerou os processos e adiou o projeto.
Em 2021, o projeto foi retomado com o encaminhamento de solicitação à Secretaria Municipal de Saúde de Assis, sendo na sequência aprovada por unanimidade pelos Secretários da Saúde dos 12 Municípios que compõem a microrregião de Assis e pela DRS IX.
Ao longo dos anos este projeto foi passando por todas as instâncias, envolvendo lideranças políticas locais e estaduais, nas reivindicações para consolidação da proposta. Foram necessários inúmeros encontros na Secretaria da Saúde do Estado pelas equipes da Santa Casa de Assis, além do apoio irrestrito do então Deputado Estadual Reinaldo Alguz e de seus assessores.
Há 15 dias, a cidade de Assis recebeu a visita do Ministro Padilha e na oportunidade o Provedor da Santa Casa de Assis, Dr. Arnaldo Thomé, a Superintendente voluntária da Santa Casa de Assis e Diretora do Hospital Regional, Profa. Dra. Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, a Coordenadora de Captação de Recursos, Amanda Mailio e o Vereador Vinicius Simili e demais vereadores de Assis, apresentaram novamente o pleito, desta vez diretamente ao Ministro, solicitando a celeridade ao processo de Credenciamento.
"Demonstrando seu compromisso, hoje, há 15 dias do nosso pedido recebemos com muita alegria e emoção a grande notícia: a Santa Casa de Assis foi habilitada como Centro de Atendimento de Urgência tipo II, aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Externamos nossa gratidão a todos que se envolveram direta e indiretamente nesta luta, em especial ao nosso querido Reinaldo Alguz e sua equipe e ao Ministro Padilha, mas especialmente ao nosso Deus que nos proporcionará a honra de salvar inúmeras vidas e de evitar sequelas", destacou a Profa. Dra. Telma, superintendente voluntária da Santa Casa de Assis e idealizadora do projeto, juntamente com o Coordenador Assistencial, Edmar Luis de Oliveira, Coordenadora de Qualidade Hospitalar, Amanda Mailio, equipes assistenciais e Diretoria Executiva da Instituição.
O credenciamento é o primeiro passo para a implantação do serviço, que ainda passará por algumas novas etapas de planejamento.