A partir do dia 01 de outubro a Santa Casa de Assis ampliará suas instalações com novas unidades de atendimento, o que possibilitará o aumento de leitos e serviços para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), IAMSPE, Particulares e Convênios Privados.

Os aumentos significativos de atendimentos, inclusive de internações, tornaram o Hospital Central e a Maternidade pequenos, com estruturas físicas insuficientes. Nos últimos anos, a Instituição realizou projetos importantes, como a reforma da ala SUS e da ala de Internação de particulares e convênios privados, inauguração do novo Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, implantação da Hemodinâmica, criação da UTI Coronariana, ampliação do Centro Cirúrgico para 6 salas, além dos consultórios médicos na área central do Hospital. Também iniciou outros, ainda em andamento, como a reforma da Maternidade e edificação da UTI Neonatal e Pediátrica, a construção do Centro de Diagnóstico por Imagens e Oncológico. Entretanto, o excelente atendimento que vem sendo oferecido por meio das equipes da Santa Casa de Assis proporcionou um aumento ainda maior na procura pelos serviços de saúde oferecidos, deixando a estrutura atual pequena para os novos planos da Instituição.

Esse fato, ainda em 2022, gerou inúmeras reuniões e discussões, que levaram a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração a decidirem unanimemente por expandir a Instituição, aumentando assim os serviços oferecidos à população.

Essa necessidade se tornou ainda mais urgente quando a Instituição Hospitalar, diante das mudanças significativas na gestão do IAMSPE, decidiu dar continuidade à assistência aos usuários do convênio.

Desta forma, a Santa Casa de Assis fez a locação de dois prédios, inaugurando no próximo mês, no dia 01 de outubro, novas unidades de atendimento, com uma localização privilegiada, na Avenida Otto Ribeiro, Jardim Europa.

A superintendente voluntária Profa. Dra. Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, que em 2022 era Provedora e liderou o projeto de expansão, falou sobre a responsabilidade da Instituição. "Todo o planejamento dos novos serviços foi minuciosamente preparado, visando a sustentabilidade e o amplo crescimento da instituição nos próximos dez anos. Precisamos oferecer serviços de saúde com qualidade e excelência em nossa cidade", disse.

Segundo ela a inauguração das novas unidades também beneficiará o atendimento ao SUS, já que permitirá a ampliação de leitos no Hospital Central. "Observamos desde a pandemia um aumento e agravamento de doenças crônicas e quadros alarmantes de doenças cardiovasculares e acidentes, que superlotaram os hospitais da microrregião de Assis e em especial a UPA, ocasionando demora nas internações, e revelando a necessidade também da ampliação de leitos SUS. Enquanto referência regional não poderíamos deixar de socorrer a população neste momento", afirmou a Profa. Dra. Telma.

O recém empossado Provedor da Santa Casa de Assis, Dr. Arnaldo Thomé falou da união da Direção na execução do projeto. "A nossa equipe organizou cuidadosamente cada detalhe desta expansão, que conduziremos unidos e com muita dedicação. Como o planejamento desta ampliação foi iniciado em 2022, todos os conselheiros e diretores estão completamente cientes e envolvidos na proposta, que será conduzida diretamente e tecnicamente por um time extremamente capacitado."

Ana Rosa de Souza Guiomar Girardi, atual Provedora Adjunta, falou sobre a preocupação na formação das equipes. "Para a expansão, pensamos também nos funcionários e alguns que já atuam nas instalações físicas das futuras unidades deverão ser contratados, valorizando profissionais bem capacitados e a experiência".

"Agradecemos a Deus pela ousadia e coragem de toda a gestão da Santa Casa de Assis, desejando total sucesso aos novos empreendimentos, altamente arrojados e impactantes, que certamente salvará muitas vidas. Que ELE nos abençoe na implementação os novos projetos de expansão", finalizou a superintendente voluntária Profa. Dra. Telma.

Veja como ficam os atendimentos com as novas unidades:

Início de atendimentos - 01 de outubro de 2023.

1. Pronto Atendimento IAMSPE

Endereço: Rua Nágila Jubran, 40 (esquina com a Rua Victor Costa Romano), Jardim Europa.

Serviços: Pronto Atendimento de Urgência e Emergência e Internação

1. Centro de Especialidades e Diagnósticos – Particular e Convênios Privados

Endereço: Avenida Otto Ribeiro, 2530 (esquina com a rua Nágila Jubran), Jardim Europa.

Serviços: pronto atendimento de exames de laboratório clínico, radiografias, tomografia, densitometria óssea, mamografia, ultrassom e exames de endoscopia e colonoscopia

1. Unidade Europa - Hospital de Especialidades – Particulares e Convênios Privados

Endereço: Rua Victor Costa Romano, n°97, Jardim Europa.

Serviço: exclusivo para pacientes particulares e de convênios privados, com hotelaria e atendimento compatíveis com os Hospitais de grandes centros.

Os atendimentos no Hospital Central, Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico particular e de convênios privados e Maternidade continuam normalmente, com a mesma qualidade e excelência.