Na última quinta-feira (27/07), a Santa Casa de Assis realizou a terceira edição do Café com Ciência, um evento que já se consagrou como uma oportunidade de disseminação de conhecimento e troca de experiências entre profissionais da saúde e estudantes da área. O evento aconteceu no Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão da Instituição e teve como palestrante a Drª Nina Azevedo, Coordenadora da UTI Coronariana e conceituada Cardiologista da Santa Casa de Assis.
Com o tema "Medidas não farmacológicas em pacientes da UTI Coronariana", a palestra proporcionou um enriquecedor debate sobre abordagens complementares aos tratamentos medicamentosos, buscando promover uma nova conduta ao cuidado intensivo.

Ao longo da apresentação, a Dra. Nina abordou tópicos como a importância da visita estendida, que permite maior interação dos pacientes com seus familiares, proporcionando um suporte emocional essencial para a recuperação. Além disso, foram destacadas práticas como a atenção beira leito, que valoriza o contato humano e a proximidade entre profissionais de saúde e pacientes, a musicoterapia como uma terapia complementar, demonstrando seus benefícios na redução do estresse e na promoção do bem-estar emocional dos pacientes internados na UTI Coronariana. Também foi enfatizada a relevância do silêncio na UTI e qual o impacto na recuperação dos pacientes.

Em seguida, a Fisioterapeuta Karen Ladeira compartilhou suas experiências e conhecimentos sobre a mobilização precoce na UTI. Uma terapia, que tem se mostrado altamente benéfica e que proporciona melhorias físicas e psicológicas aos pacientes, ao mesmo tempo em que ajuda a evitar riscos de hospitalização prolongada.

A Provedora da Santa Casa de Assis, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, elogiou o sucesso do evento e enfatizou a importância dessa iniciativa para a evolução constante dos cuidados oferecidos pela instituição:

"O Café com Ciência é uma oportunidade ímpar para aprimorar nosso conhecimento e compartilhar as melhores práticas no cuidado com os pacientes. Estamos imensamente satisfeitos em proporcionar esse espaço para a troca de experiências e aprendizado mútuo. A Santa Casa de Assis reforça seu compromisso com a excelência no cuidado da saúde e reafirma seu papel como referência em inovação e aprimoramento contínuo na área médica.” – disse a Provedora.