A Provedora da Santa Casa de Assis Profª Drª Telma Gonçalves Carneira Spera de Andrade, teve mais uma participação relevante como membro da Comissão Examinadora da tese de doutorado do pesquisador Matheus Fitipaldi Batistela. A tese, intitulada "Avaliação de respostas defensivas associadas ao pânico em ratas: perfil da ativação serotonérgica no núcleo dorsal da rafe e substância cinzenta periaquedutal", foi apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor em Ciências, na área de concentração de Farmacologia.

A Profª Drª Telma Gonçalves Carneira Spera de Andrade participou de forma virtual e esteve acompanhada pelos membros da banca examinadora: a Drª Cláudia Maria Padovan e o Dr. Felipe Villela Gomes. A pesquisa teve como orientador o Dr. Hélio Zangrossi Júnior, representando um time altamente qualificado de profissionais da área.

O estudo realizado por Matheus Fitipaldi Batistela, que foi estudante de Ciências Biológicas e estagiário do Laboratório de Fisiologia gerido pela Profª Drª Telma por 4 anos, teve como objetivo investigar as respostas defensivas associadas ao pânico em ratas, analisando o perfil da ativação serotonérgica no núcleo dorsal da rafe e na substância cinzenta periaquedutal. A pesquisa contribui para a compreensão dos mecanismos neurobiológicos envolvidos no pânico, abrindo caminho para o desenvolvimento de novas estratégias farmacológicas no tratamento dessa condição.

Com vasta experiência acadêmica e profissional, a participação da Provedora Telma como membro da banca examinadora evidencia sua dedicação contínua ao meio acadêmico:

 
"A Santa Casa de Assis está se preparando para ser impulsionada, com parcerias junto às universidades, como uma instituição que não apenas oferece cuidados de saúde excepcionais, mas também um centro de referência para a pesquisa científica. Acredito firmemente no potencial dessa integração, vez que reconheço a importância vital de conectar-se ao meio acadêmico para impulsionar avanços significativos em benefício de nossos pacientes e da comunidade como um todo." – disse.