Nesta quinta-feira, dia 29, a Santa Casa de Assis promoveu a segunda edição do Café com Ciência, um momento de reflexão e discussão sobre temas relevantes relacionados ao cuidado ao paciente. No evento, o médico Dr. André Matheus, Coordenador do Pronto Atendimento da instituição, ministrou uma palestra abordando a importância das principais classificações de risco no atendimento a pacientes, tanto no Brasil quanto no mundo.

A iniciativa reflete o compromisso da Santa Casa de Assis em aprimorar o atendimento aos pacientes, buscando a adoção de práticas baseadas em evidências e alinhadas às melhores abordagens internacionais. Durante o evento, foram apresentados os benefícios e as diretrizes da classificação de risco seguindo o protocolo de Manchester, que em breve será implantado no Pronto Atendimento da Instituição.

A provedora da Santa Casa de Assis, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, destacou a importância do Café com Ciência como uma oportunidade para a equipe da instituição parar e refletir sobre temas relevantes.

“O Café com Ciência é uma iniciativa que fortalece o diálogo entre os diretores, conselheiros, médicos e funcionários de todos os setores da Santa Casa de Assis, promovendo a troca de conhecimentos e a reflexão sobre temas relevantes para a melhoria contínua dos serviços prestados. Já a implantação do protocolo de Manchester no Pronto Atendimento da Santa Casa de Assis representa um avanço significativo na qualidade e eficiência dos serviços oferecidos. A adoção desse sistema permitirá uma triagem mais precisa, levando em consideração os sinais e sintomas apresentados pelos pacientes, para que sejam prontamente direcionados aos cuidados necessários. Isso permite uma abordagem mais estruturada e assertiva na porta de entrada, garantindo uma resposta rápida e competente, com o objetivo de salvar mais vidas em um intervalo de tempo reduzido.” – disse a Provedora.

A classificação de risco é uma ferramenta fundamental para identificar a gravidade do quadro clínico dos pacientes que buscam atendimento de urgência e emergência. Por meio dele é possível direcionar os recursos e a equipe médica de forma adequada, priorizando os casos mais graves e proporcionando um atendimento ágil e eficiente.

Ao adotar as melhores práticas de classificação de risco, a Santa Casa de Assis demonstra seu comprometimento na melhoria contínua do seu atendimento, buscando sempre proporcionar uma maior chance de vida aos pacientes que procuram seus serviços.