Os atendimentos foram realizados no serviço de Hemodinâmica da Instituição, com segurança e sucesso clínico.

A equipe de Hemodinâmica da Santa Casa de Assis, liderada pelo médico cardiologista intervencionista Dr. Freddy Antônio Brito Moscoso, alcançou um marco significativo ao realizar recentemente, com sucesso, dois procedimentos inéditos em toda região.

Os procedimentos realizados foram o Fechamento da Comunicação Interatrial (CIA) e da Comunicação Interventricular (CIV) e o outro um Fechamento do Forame Oval Patente (FOP). Como resultado da competência e dedicação da equipe médica, ambas as pacientes, de 39 anos de idade, receberam alta médica já no dia seguinte.

Na primeira paciente foram realizados, simultaneamente, as correções da Comunicação Interatrial, que é um defeito cardíaco congênito, inserida uma prótese na abertura de comunicação entre o átrio esquerdo e o direito, que deveria estar fechada; e a correção da Comunicação Interventricular, um defeito no septo interventricular, que possibilita o fluxo sanguíneo entre as câmaras cardíacas quando não deveria existir, posicionando, na cirurgia, uma prótese separando os fluxos sanguíneos corretamente.

Na segunda paciente foi realizado o fechamento do Forame Oval Patente, que é quando existe um pequeno buraco no coração devido ao fechamento incompleto de uma estrutura. Nesse caso foram inseridas próteses de duplo disco por meio de catéteres, utilizando uma veia e artéria da perna (via femoral). Essa abordagem minimamente invasiva permitiu a correção de forma segura e eficiente, proporcionando melhores condições cardíacas à paciente.

O Dr. Freddy Antônio Brito Moscoso, médico cardiologista intervencionista da Santa Casa de Assis, falou da satisfação com os resultados alcançados:

"A realização desses procedimentos inéditos demonstra nosso compromisso em oferecer o melhor tratamento aos pacientes, utilizando técnicas avançadas e inovadoras para corrigir defeitos cardíacos congênitos. Estamos felizes em contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nossos pacientes."

A Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, Provedora da Santa Casa de Assis, parabenizou a eficiência da equipe:

"Esses procedimentos inéditos realizados pela equipe da Hemodinâmica da Santa Casa de Assis demonstram um nível excepcional de habilidade, conhecimento e dedicação. Parabenizo todos os envolvidos pela excelência alcançada na realização desses tratamentos complexos que ratificam uma medicina de primeiro mundo praticada em nossa instituição."

A equipe médica dos procedimentos foi composta pelo Dr. Freddy Brito Moscoso, Dr. Carlos Bernini Kampis e o Dr. Ernani Yoshio Ribeiro Sera juntamente com a equipe da Hemodinâmica.

Atendimento Cardiovascular - a Santa Casa de Assis, por meio de seus avanços e conquistas tem se consolidado como referência também na área da cardiologia, unindo uma equipe médica altamente qualificada e equipamentos modernos. A Instituição oferece atualmente um ambulatório avançado de cardiologia, com exames como mapa, holter, eletrocardiograma e outros, também para casos de urgências e emergências o pronto atendimento, procedimentos intervencionistas, como cateterismo, angioplastias e arteriografias, uma UTI Coronariana e cirurgia cardíaca, além de possuir uma hotelaria confortável e uma excelente segurança hospitalar.