A Santa Casa de Assis retorna com o Café com Ciência! A iniciativa que havia sido interrompido por conta da pandemia, teve uma nova edição com informações científicas sobre o desempenho dos setores da Instituição.

Nesta edição do evento, o Dr. Gustavo Navarro, Nefrologista e Coordenador da Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Geral da Santa Casa de Assis, realizou uma apresentação sobre a gestão da UTI com o auxílio do Epimed Monitor UTI, um sistema inovador de avaliação de desempenho. Com essa ferramenta, foi possível comparar os resultados da instituição com uma vasta base de dados que inclui UTIs de todo o país, América Latina e Europa.

O software realizou a gestão e a análise de indicadores, permitindo o aprimoramento do entendimento do perfil dos pacientes, a alocação de recursos e a eficiência da Unidade.  A partir dessas informações, a equipe da Santa Casa traçou um planejamento estratégico para otimizar o fluxo da UTI. Nesta primeira etapa foi mapeada a jornada do paciente dentro da Unidade, desde a admissão até a alta, levando em consideração todos os aspectos do tratamento: proposta terapêutica, resultados obtidos e possíveis eventos adversos.

A análise permitiu ainda identificar oportunidades de melhoria e estabelecer planos de ação para otimizar o fluxo, como a redução do tempo médio de permanência do paciente na UTI, o tempo médio de intubação, a taxa de reinternações e, o mais importante, a comparação da taxa de mortalidade observada com a taxa de mortalidade esperada para a gravidade dos pacientes.

Graças a essas ações estratégicas, a Santa Casa de Assis vem conseguindo reduzir o tempo de permanência dos pacientes na UTI, mantendo a qualidade do atendimento, otimizando os recursos financeiros e possibilitando o acolhimento de novos pacientes, sem a necessidade de aumentar a quantidade de leitos disponíveis.

O Café com Ciência também contou com a participação de representantes da HDL Hospitalar, que compartilharam as vantagens do procedimento PICC (Catéter Central de Inserção Periférica). Essa técnica inovadora será implantada pela Santa Casa de Assis e a palestra possibilitou a troca de conhecimentos e aprimoramento da Equipe.

Participaram do evento técnico profissionais de todos os setores da Instituição, o Coordenador do Pronto Atendimento da Santa Casa de Assis Dr. André Matheus e alunos internos do curso de Medicina da FEMA.

A Provedora Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade ressaltou a relevância de fomentar a utilização da ciência nos processos e tomadas de decisão da instituição:

"A retomada do Café com Ciência é de extrema relevância para a Santa Casa de Assis, pois proporciona uma oportunidade única de disseminar conhecimentos científicos e promover o aprimoramento contínuo dos nossos serviços. A apresentação do Dr. Gustavo Navarro sobre a gestão da UTI exemplifica o compromisso da instituição em buscar inovações e a excelência no atendimento aos pacientes. Além disso, a troca de conhecimentos com representantes da HDL Hospitalar e a introdução da técnica do PICC em nossa instituição fortalecem nossa busca por excelência no cuidado ao paciente. Estamos comprometidos em continuar fomentando essas iniciativas que impulsionam o desenvolvimento científico e o aprimoramento constante da nossa instituição."