Prefeito de Assis, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, repassam recurso para a Santa Casa de Assis, visando amenizar déficit gerado pela defasagem dos repasses do SUS.

O Prefeito Municipal de Assis, José Fernandes, imbuído pelo propósito de prestar assistência à população, e compreendendo o déficit que existe entre o custo real dos procedimentos e os defasados valores repassados pelo Ministério da Saúde para a manutenção dos atendimentos e internações de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fez um repasse para a Santa Casa de Assis, visando a manutenção dos serviços.

Os hospitais filantrópicos de todo o país vem "amargando" déficits significativos, pois os valores estabelecidos pela tabela SUS estão "congelados" há mais de 15 anos. Nos últimos anos a situação de todas as instituições filantrópicas se agravou demais, diante das altas nos preços dos insumos, materiais, medicamentos, oxigênio, dentre outros. Repetindo-se, um elevadíssimo déficit entre os repasses do Ministério da Saúde e o custo real dos procedimentos, um verdadeiro abismo.

Diante desta difícil realidade, as instituições em todo o país têm se organizado para repor esses déficits por meio da destinação de emendas parlamentares, um apoio praticado por senadores, deputados federais e estaduais e vereadores. Muitas empresas e a população em geral têm também realizado doações e atividades beneficentes, de acordo com as estratégias que vão sendo implementadas pelas equipes.

A Santa Casa de Assis tem trilhado este caminho e além disso, também melhorado significativamente a qualidade do atendimento de pacientes particulares e de convênios privados, por onde entram os recursos que têm diminuído esse déficit do SUS. Em 2022, por exemplo, o déficit no ano foi de R$ 3.133.393,78, e só não foi maior, porque a Instituição conseguiu minimizar o impacto com os recursos dos atendimentos particulares e de convênios privados, emendas e doações.

Assim, compreendendo a gravidade da situação,  o Prefeito da cidade de Assis,  estudou com sua equipe uma forma de oferecer à Instituição Hospitalar, que é referência para Assis e região, uma contrapartida do Município no valor de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais) para que a assistência à saúde aos munícipes continuasse sendo de alta qualidade.

“Como cidadãos Assisenses e como integrantes da Equipe Santa Casa de Assis registramos nosso reconhecimento e gratidão pela iniciativa nesse repasse. Sabemos que o valor destinado será empregado criteriosamente e responsavelmente, conforme vem ocorrendo na Santa Casa de Assis, como mostram os relatórios com dados financeiros e de produção disponíveis no site da Instituição. E ressaltamos que, o movimento do gestor da cidade na direção da promoção da saúde, o destaca dentre aqueles que se sensibilizam com a necessidade de acudir a população em uma de suas necessidades mais prementes, a saúde. Que Deus abençoe a todos e em especial a população de Assis que merece a nossa dedicação e o nosso amor”, disse a provedora Profª. Drª. Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade.

A Santa Casa de Assis parabeniza o senhor prefeito, o vice-prefeito senhor Aref Sabeh, também a Secretária da Saúde Cristiani Silvério de Andrade Bussinati e sua equipe, bem como o senhor Paulo Delchiaro presidente do Conselho de Administração da Instituição, o Conselho Municipal da Saúde, a Câmara Municipal de Assis, os senhores Percy Cidin Amêndola Speridião e Felipe Ramos Siqueira, da Secretaria da Fazenda, pois todos juntos contribuíram para a viabilidade da proposta.