O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Ourinhos realizou uma apresentação com foco na segurança dos pacientes, voltado aos funcionários de todos os setores.

Na oportunidade a  enfermeira do Ame Ourinhos Paulina Godinho Sponchiado, que conduziu a ação e expôs o plano de segurança de trabalho, a fim de reforçar a todos os colaboradores as estratégias e protocolos para garantir a segurança do paciente dentro dos fluxos de atendimento do Ambulatório.

 

Entre as pautas estavam a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) nº 36, que faz parte das medidas do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, melhorias específicas no núcleo de segurança do paciente, o fluxo de notificações e a responsabilidade compartilhada em zelar pela qualidade da segurança de todos os usuários da saúde.

 

Como parte da gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis, o AME Ourinhos  considera a importância do tema e desta forma segue as seis metas internacionais de segurança de pacientes, que são: identificar o paciente corretamente, melhorar a eficácia da comunicação, melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância, assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto, reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde e reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.

 

A Coordenadora Administrativa do AME Ourinhos Arlene Maria da Silva falou sobre o comprometimento de todos os profissionais com a segurança dos pacientes:  

“A Gestão Ambulatorial Santa Casa de Assis segue as mais rígidas normas internacionais para proporcionar um alto padrão de qualidade de atendimento a todos os usuários de saúde. O AME Ourinhos tem em todos os seus setores equipes extremamente comprometidas com a segurança do paciente e isso reforça nossa meta de garantir, do início ao fim, uma experiência de excelência a todos os pacientes”.