Paciente teve ótima recuperação e recebeu alta cinco dias depois da cirurgia
Após entrar para a história da região de Assis ao ser o primeiro paciente a ser submetido à uma cirurgia cardíaca aberta, o senhor Leonel Dias Correa, de 74 anos de idade, recebeu alta hospitalar cinco dias após o procedimento.
Sua recuperação foi excepcional e dentro do cronograma esperado por toda equipe multidisciplinar que cuidou de sua evolução pós-cirúrgica. Durante sua estadia, recebeu uma alimentação personalizada, de acordo com a prescrição médica e foi acompanhado por diversos profissionais que avaliavam sua condição.
No último sábado (09/04) a Santa Casa de Assis fez história ao ser a primeira instituição da microrregião de Assis a realizar, com sucesso, a primeira cirurgia cardíaca aberta.
O procedimento foi a troca da válvula aórtica por uma moderna prótese que foi projetada por bioengenharia e tem uma excepcional durabilidade. Durante o procedimento foi necessária a utilização de um equipamento de circulação extracorpórea que substitui, temporariamente, as funções do coração e dos pulmões realizando-as de forma mecânica.
A provedora da Santa Casa de Assis Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade falou sobre o orgulho e gratidão em viver este momento, pois a instituição vem se preparando e mesmo durante a pandemia não parou:
“É uma alegria imensa ver o seu Leonel tão bem e recuperado de um procedimento que entrou para a história de Assis e região. Se estamos fazendo história na saúde, é porque temos um corpo clínico especializado, estrutura moderna e uma equipe maravilhosa com profissionais, técnicos e competentes, que não medem esforços para proporcionar um tratamento de qualidade e cuidado de alto padrão a todos, indistintamente. Somos gratos a todos que participaram diretamente e indiretamente neste procedimento e estamos prontos para alçar novos voos, proporcionando uma saúde de excelência para a população da microrregião de Assis. Que Deus sempre abençoe os projetos propostos!"
A equipe clínica foi composta pelos médicos cardiologistas Dr. Bruno Ferrari (médico do paciente), Dr. Freddy Moscoso e Dra Nina Azevedo e a equipe cirúrgica foi composta pelos médicos cirurgiões cardiovasculares Dr. Rômulo Cesar Arnal Bonini e Dr. Ricardo Fabian González Fiandro (organizadores do serviço da cirurgia cardíaca na Santa Casa de Assis), Dr. José Vieira Zarate, pela Perfusionista Lilian Celia Pereira Zarate, pela Instrumentadora Erika Cristina B. Martins, os Anestesistas Paulo Mendonça e Victor Mendonça e as técnicas de enfermagem Gabrielle Ferreira, Kelly de Oliveira e Sandra Eliza Verza.
“A todos os profissionais envolvidos médicos e das demais áreas assistenciais, nosso reconhecimento e gratidão”. - disse a Provedora Telma.