A Nutrição e Dietética no âmbito hospitalar deve responder as necessidades dos pacientes e seguir os padrões de qualidade.
 
Com um papel fundamental na recuperação do paciente, a nutrição hospitalar da Santa Casa de Assis é feita com rigorosos padrões de excelência e conta com uma estrutura moderna para servir, em média, mais de 12.000 refeições por mês.
 
Toda semana a Supervisora de Nutrição Ana Carolina de Souza Freitas estabelece um cronograma alimentar com refeições equilibradas e uma rotina de visitação aos quartos, para avaliar a aceitação nutricional e a dieta prescrita pelos médicos, garantindo um atendimento personalizado a cada paciente.
 
Ao todo são cinco refeições diárias (café, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) aos pacientes e acompanhantes. No último ano, em média, foram servidas 12.066 refeições por mês preparadas em um espaço moderno, respeitando as mais rígidas normas de higiene e segurança alimentar.
 
A cozinha da Santa Casa de Assis tem um alto padrão estrutural, com fogão e coifa industrial, ambiente amplo, climatizado e equipado com alas individualizadas para preparo dos alimentos e câmara fria para um armazenamento seguro de carnes, frios, laticínios e derivados.
 
A Coordenadora de Projetos e Qualidade Hospitalar Amanda Mailio Santana falou sobre a importância que uma nutrição de qualidade tem na rápida recuperação do paciente:
 
“O paciente internado precisa de um cuidado especial e o acompanhamento nutricional de qualidade influencia diretamente em sua recuperação. Na Santa Casa de Assis temos um atendimento personalizado, assistido por uma equipe multidisciplinar. A dieta de cada paciente garante não só uma alimentação adequada, mas também oferece um cardápio saboroso em cinco momentos do dia.” – disse a Coordenadora Amanda.