Com quatro milhões de atendimentos à população da região,

AMEs Assis e Ourinhos completam 8 anos

 

Sob gestão da Santa Casa de Assis, juntos, os AMES Assis e Ourinhos atendem

25 municípios referenciados com a oferta de diversas especialidades médicas e não médicas

 

Cerca de quatro milhões de atendimentos à população de 25 municípios referenciados da região das cidades de Assis e de Ourinhos, com a oferta de 43 especialidades médicas complementadas com consultas, exames e pequenas cirurgias.

Com estes dados, os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) Assis e Ourinhos, unidades da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Santa Casa de Assis, completaram oito anos de atendimento à população no dia 8 de junho de 2021.

Os AMEs Assis e Ourinhos foram inaugurados em 2013 e são gerenciados pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis.

Em números exatos, desde 2013, o AME Assis registrou 1.937.153 atendimentos, dos quais 1.078.071 são exames, 499.448 são consultas, 29.236 são pequenas cirurgias e 5.511 são cirurgias de catarata. Já o AME Ourinhos, neste mesmo período, realizou 1.800.821 atendimentos, dos quais 711.460 são consultas, 1.061.834 são exames, 27.527 são pequenas cirurgias e 3.294 são exames de ressonância magnética, este último implantado desde dezembro de 2020.

Para comemorar, os AMEs Assis e Ourinhos iniciaram a programação de aniversário na segunda-feira (7), a qual seguiu até sexta-feira (11). Durante todos os dias, no decorrer desta semana, as Unidades permaneceram com decoração especial e os colaboradores entregaram um mimo para os pacientes. Na terça-feira (8), data do aniversário dos AMEs, às 10 horas em Assis com o Padre Orlando e com o Pastor Tiago, e às 14 horas em Ourinhos com o Padre Alexandre e o Pastor Ramiro, foi realizada uma bênção ecumênica que contou com a presença de pacientes e colaboradores.

Na quarta-feira (9), a atração foi uma apresentação musical no AME Assis, às 10 horas, com Ivaldo Flores e Anderson Freitas Guaita; e às 9h30, na recepção do AME Ourinhos, houve a apresentação do saxofonista Sinton “Tom” Oliveira Nassar. Na sexta-feira (11), aconteceu o encerramento das comemorações, com a distribuição de mimos para os pacientes, nas duas Unidades.

A gerente de Serviços Ambulatoriais, Andreia de Camargo, que esteve presente na bênção ecumênica realizada nas Unidades de Assis e de Ourinhos, falou em nome da gestão da Santa Casa de Assis. Ela observou, nas duas ocasiões que, além do profissionalismo diário exercido pelas equipes, há a necessidade do exercício da fé, da renovação de energia por meio da oração que fortalece a todos.

“Agradecemos esse avanço, esse momento de oração para que nos fortaleça ainda mais para novas conquistas, que nos dê muita força para continuarmos essa caminhada. Temos muito orgulho desse trabalho e principalmente por Deus ter colocado cada um de nós dentro desse lugar. Muito obrigada a todos e a Deus pelos oitos anos do AME Assis”, agradeceu.

O gerente médico do AME Assis, doutor Marcos Lemos de Medeiros registrou, na ocasião, a sua gratidão a todos os colaboradores que estão todos os dias na Unidade, com dedicação e alegria, para atender cada um dos pacientes como se fosse alguém da sua própria família. “Agradeço também aos pacientes que confiam no nosso trabalho, pois são vocês que motivam que nós deixemos nossa casa toda manhã e venhamos entusiasmados dedicar amor e nosso trabalho. Muito obrigado a todos”, disse.

No AME Ourinhos, a coordenadora Arlene Silva, ressaltou que os cerca de dois milhões de atendimentos realizados nesses oito anos representam esperança e conforto para milhares de pessoas que têm acesso ao Sistema Único de Saúde – SUS. “Só temos a agradecer, aos nossos pacientes, à nossa equipe de médicos, à Divisão Regional de Saúde 9 à qual pertencemos, à Secretaria de Estado de Saúde e, principalmente, agradecer à nossa equipe de colaboradores que atende aos pacientes com muito amor, com muito carinho e com muita dedicação. Meu muito obrigada a todos”, pontuou.

O gerente médico do AME Ourinhos, doutor William Mosquin Simões, destacou que quem trabalha na saúde vive um milagre diário, por isso a importância do momento de oração e de agradecimento no dia do aniversário do AME Ourinhos. Ele também ressaltou a importância dos cerca de dois milhões de atendimentos da Unidade.

“Se pudemos entrar em contato com mais de um milhão e oitocentas mil pessoas que passaram pela porta do AME Ourinhos por todos estes anos, de ter a oportunidade de praticar o nosso trabalho e de atender estes pacientes, ganhamos muito mais do que oferecemos. Então, diante do nosso papel de profissional de saúde, com todo esse volume de pessoas que atendemos, temos que agradecer pelo trabalho, pelo aprendizado, pela oportunidade de ir para casa e deitar tranquilo com cabeça no travesseiro, sabendo que todos nós fazemos a diferença. Parabéns ao AME, muito obrigado”.

Os AMEs são unidades ambulatoriais de alta resolutividade que oferecem consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias em um só local.

*AME Assis* – Inaugurado em 2013, o AME Assis é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é gerenciado pela Organização de Saúde Santa Casa de Assis desde esta data e é acompanhado pelo Departamento Regional de Saúde de Assis.

Os pacientes atendidos na Unidade são encaminhados pelos municípios referenciados, em regime de consulta. São eles: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã.

A Unidade atende em 18 especialidades médicas: Acupuntura, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Oftalmologia, Oftalmologia/Retinólogo, Ortopedia, Otorrinolaringologia,  Pneumologia, Proctologia, Radiologia, Reumatologia e Urologia; e seis não médicas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social.

*AME Ourinhos* – Também inaugurado em 2013, é igualmente uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerenciado pela Organização de Saúde Santa Casa de Assis desde 2017 e é acompanhado pelo Departamento Regional de Saúde de Assis.

O AME Ourinhos é referência para 13 municípios e beneficia uma população regional de aproximadamente 250 mil habitantes. Em 2015, foi o segundo Ambulatório a se tornar AME Mais, com hospital-dia e com a realização de cirurgias de média complexidade. Desde novembro de 2020, conta com aparelho de ressonância magnética, o qual contribuiu para acabar com a demanda reprimida local e dos municípios referenciados, com a realização de uma média de 500 exames/mês.

A Unidade atende em 25 especialidades médicas: Acupuntura, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Radiologia, Reumatologia e Urologia; e sete não médicas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicólogo, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Os AME Assis e Ourinhos são gerenciados, atualmente, pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Assis. Para mais informações acesse www.santacasadeassis.org.br

 

Para comemorar, os AMEs Assis e Ourinhos iniciaram a programação de aniversário na segunda-feira (7), a qual seguiu até a sexta-feira (11). Durante todos os dias, no decorrer desta semana, as Unidades permaneceram com decoração especial e os colaboradores entregaram um mimo para os pacientes. Na terça-feira (8), data do aniversário dos AMEs, às 10 horas em Assis com o Padre Orlando e com o Pastor Tiago, e às 14 horas em Ourinhos com o Padre Alexandre e o Pastor Ramiro, houve uma bênção ecumênica que contou com a presença de pacientes e colaboradores. Na quarta-feira (9), a atração foi uma apresentação musical no AME Assis, às 10 horas, com Ivaldo Flores e Anderson Freitas Guaita; e às 9h30, na recepção do AME Ourinhos, houve a apresentação do saxofonista Sinton “Tom” Oliveira Nassar. Na sexta-feira (11), houve o encerramento das comemorações, com a distribuição de mimos para os pacientes, nas duas Unidades (Fotos: Comunicação Santa Casa Assis)