71% dos pacientes Covid-19 tiveram alta
No período foram realizadas 680 internações. Em 30 de abril, Instituição tinha 47 pacientes ainda internados
1º/05/2021
A Santa Casa de Assis divulgou novos números no atendimento ao Covid-19. Nos últimos meses o número de casos aumentou, principalmente após as novas cepas e consequentemente o número de internações de casos graves.
A taxa de ocupação das UTIs Covid-19 SUS e privado se mantem no limite, assim como as Enfermarias que também têm recebido um número maior de pacientes registrando também ocupação máxima em alguns dias.
Nem sempre é possível vencer a luta contra o Covid-19, mas há esperança para que a ciência e a saúde vençam a batalha. Profissionais que atuam na linha de frente, nas alas Covid-19 do Hospital, vivenciam uma triste realidade onde pacientes muitas vezes não resistem e são vencidos pela doença. Mas antes disso médicos e equipe de enfermagem se dedicam para devolver as famílias pacientes curados pela doença.
A esperança diante deste cenário alarmante é que a Instituição Hospitalar, que desde o início da pandemia tem sido referência para Assis e região, tem enfrentado a doença bravamente conseguindo ampliar o atendimento, com a recente abertura de mais 24 novos leitos de Enfermaria, incrementados aos 10 já existentes, somados a equipe, que tem trabalhado arduamente no enfrentamento da doença.
Devemos reconhecer que o trabalho vem dando resultado, considerando que a alta hospitalar da Santa Casa de Assis é maior que a média nacional e internacional. Das 680 internações ocorridas no período de abril de 2020 a abril de 2021, 47 pacientes ainda permaneciam em tratamento no final do mês. E dentre os 633 atendimentos finalizados, 71% tiveram alta hospitalar e puderam retornar para suas famílias, 2% foram transferidos para outras instituições de saúde e 27% faleceram.
“Nossa missão é salvar vidas e a ‘Santa Equipe’ tem trabalhado arduamente para devolver as famílias seus entes queridos acometidos por Covid-19. Sabemos que nem sempre conseguimos, mas não desistimos de lutar. Cada alta é motivo de grande comemoração para nós. O paciente não é sozinho, ele também representa uma família e sua recuperação impacta diretamente no filho, no pai, na mãe, na esposa. Neste sentido, mesmo diante de um momento extremamente difícil, mantemos a fé e a esperança’, ressalta a provedora da Santa Casa de Assis, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade.
Para vencer o Covid-19 é preciso somar forças e entender que todos estamos na linha de frente no enfrentamento da doença. De um lado estão os profissionais de saúde, lutando no tratamento da doença em Hospitais. Do outro está a sociedade que precisa fazer sua parte e respeitar todas as medidas preventivas vivendo esse momento com responsabilidade e empatia.
Assim, a Instituição novamente faz um apelo à população para que se possível fique em casa, use máscara e higienize as mãos com frequência, além de respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações. A vacinação continua, mas é pequena a parcela da população já imunizada, por isso os cuidados preventivos ainda são fundamentais no enfrentamento da doença.