Santa Casa de Assis celebra o Dia Internacional do Voluntário
Mesmo a distância, devido à Covid-19, as voluntárias da Santa Casa de Assis produzem kits de maternidade para famílias carentes

04/12/2020 – 11h20

No sábado, dia 5, foi celebrado o Dia Internacional do Voluntário, data criada com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas, a exemplo das ações desenvolvidas pelo Grupo de Voluntariado da Santa Casa de Assis.
O esforço, a dedicação e a importância do trabalho dos voluntários são reconhecidos pela Santa Casa de Assis, principalmente nesses últimos meses de ações ininterruptas no hospital, mesmo com a dificuldades impostas pela Covid-19.
A provedora da organização gestora, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, agradece o apoio e destacou a união das voluntárias. “O trabalho desse grupo tem um peso muito grande, pois tem um valor inestimável a pessoa que deixa de fazer algo para si para ajudar o outro”, declara a provedora Telma acrescentando que “o voluntariado não é só uma palavra, é uma ação humana, que move a alma”.
O Grupo de Voluntariado da Santa Casa de Assis contava com 20 voluntárias até o início do ano, porém teve esse número reduzido por conta do coronavírus. Acabou mudando sua sede, antes na sala doada pelo Monsenhor Floriano ao lado da Capela da Santa Casa, onde ficavam as máquinas de costura e de overloque, para a casa da coordenadora do Grupo de Voluntariado da Santa Casa de Assis, Dulce Lucia Stoppa Thomé.
Ela relata que grupo permanece ativo, mesmo com algumas das voluntárias, que são de mais idade, não conseguindo colaborar diretamente devido à Covid-19.
Este Grupo de Voluntariado iniciou suas atividades há quatro anos e produz kits para doar para bebês de famílias carentes que nascem na maternidade do hospital. Dulce conta que os kits são entregues para gestantes do SUS, pois muitas chegam ao hospital sem terem ao menos uma peça para o bebê. “Nós estregamos os kits que são compostos por cobertor, lençol, toalha de banho, paninho de boca, e 6 trocas de bebês, com bodies, calcinha, mijão, meia, mantinha, uma manta mais leve ou mais quente conforme o clima”.
Além disso, o Voluntariado também monta e distribui kits de higiene para pacientes do SUS atendidos no hospital.
"Os kits de higiene são compostos por sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo, condicionador, cotonete e pente. Distribuímos uma média mensal de 80 kits. Os bebês recebem também os kits de higiene que são diferenciados para atender à necessidade dos recém-nascidos”, ressalta Dulce Maria.
Comunidade - O Grupo de Voluntariado da Santa Casa conta com a solidariedade também da comunidade de Assis, como o comércio local e a própria população. É o caso das peças que são confeccionadas com fraldas e tecidos doados pela loja Ao Barulho, que colabora todos os meses. O grupo recebe ainda doações de roupas de numerações maiores, que são inclusas nos kits de maternidade para que os bebês tenham algumas peças conforme crescem. Os kits também são montados a partir de doações da comunidade assisense, por meio de campanhas realizadas por clubes de serviços, em escolas e solicitadas ao comércio pelas voluntárias por meio de ofícios. Anualmente, a Credicana, instituição financeira não bancária e sem fins lucrativos, ajuda o Hospital com uma tonelada de arroz, que abastece a Santa Casa por cerca de quatro meses.
O Grupo de Voluntariado realiza ainda campanhas de doações de fraldas geriátricas, que são direcionadas aos pacientes do SUS, brinquedos, que são doados para os pacientes da pediatria e filhos de funcionários no Dia das Crianças e no Natal.
Para colaborar a população pode ingressar no Grupo como voluntario ou colaborar com doações de materiais. Interessados devem entrar em contato com Dulce pelo telefone (18) 9 9614-8144.
Dia Internacional do Voluntário - O Dia do Voluntário foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1985. Os voluntários são aquelas pessoas que têm espírito cívico e interesse por ajudar a construir uma sociedade melhor, dedicando para isso parte do seu tempo em trabalhos sociais, sem receber qualquer tipo de remuneração por isso.
Tendo como meta os Objetivos do Milênio, definidos pela ONU em 2000, os voluntários atuam de modo a diminuir a extrema pobreza e a fome, garantir o ensino básico para todos, promover a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, garantir a sustentabilidade ambiental, entre vários outros objetivos.

FOTO 01
Nesta sexta-feira (4), a integrantes do Grupo de Voluntariado da Santa Casa de Assis fizeram a entrega de mais um kit para gestantes do SUS (Foto: Comunicação Santa Casa)

FOTO 02
Com a Pandemia o Grupo de Voluntariado da Santa Casa de Assis mudou sua sede para a casa da coordenadora do Grupo de Voluntariado da Santa Casa de Assis, Dulce Lucia Stoppa Thomé (Foto: Arquivo Pessoal)