SANTA CASA DE ASSIS AGRADECE DEPUTADOS E FEHOSP POR APOIO
Organização Hospitalar, referência SUS para 11 Municípios, agradece empenho das autoridades na destinação de recursos financeiros durante a Pandemia.
Apesar do agravamento da crise econômica com a Pandemia do Covid-19, a Santa Casa de Assis, organização hospitalar referência no atendimento ao Sistema Único de Saúde – SUS para Assis e mais 11 Municípios da região e empregadora de aproximadamente 400 profissionais na rede hospitalar, continua firme e determinante frente a demanda de saúde atual.
A condição positiva é resultado do trabalho sério, transparente e competente que vem sendo realizado com o importante apoio de autoridades federais e estaduais, que enviaram recursos financeiros, nesse primeiro semestre, por meio de emendas parlamentares. São eles: Senador Major Olímpio, Deputado Federal Capitão Augusto, Deputado Federal Pastor Feliciano, Deputado Federal Luiz Flávio Gomes (in memoriam), Deputado Federal Rodrigo Agostinho, Deputado Federal Fausto Pinato, Deputada Federal Adriana Ventura, Deputado Federal Roberto Alves, Deputado Federal Celso Russomanno, Deputado Federal Alexis Fonteyne, Deputado Estadual Ricardo Madalena, Deputado Estadual Mauro Bragato, Deputado Estadual Coronel Telhada. A Santa Casa de Assis ressalta que mesmo apartidária, diante do empenho demonstrado, não poderia deixar de registrar sua profunda gratidão a essas autoridades que voltaram seu olhar para a saúde da população de Assis e região. Alguns já vêm apoiando a Santa Casa de Assis há alguns anos, o que tem possibilitado a recuperação financeira, a modernização e reorganização dos serviços da instituição. Sem este apoio no início de 2020 e nos anos anteriores não seria possível que a Santa Casa de Assis tivesse alcançado seus objetivos e mantivesse com qualidade o atendimento à demanda SUS sem nenhum prejuízo nos serviços especialmente durante esta pandemia.
Paralelamente, após a promulgação da Lei 13.979 de 06/02/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública, de importância internacional, decorrente do coronavírus, COVID-19, a Santa Casa de Assis recebeu incrementos financeiros via Sistema Único de Saúde, efetivados por meio da Portaria Nº 774 (9 de abril de 2020), estabelecendo recurso do Bloco de Custeio das Ações e dos Serviços Públicos de Saúde - Grupos do Piso de Atenção Básica-PAB e de Atenção de Média e Alta Complexidade (MAC), para o custeio de ações e serviços relacionados à atenção primária à saúde e à assistência ambulatorial e hospitalar decorrente do novo coronavírus - COVID 19, que foi repassado pela Prefeitura Municipal de Assis, com aprovação e apoio do Conselho Municipal de Saúde e da Câmara Municipal, também das Portarias Nº 1.393/2020 e Nº 1448/2020, que dispõem sobre a transferência de auxílio financeiro emergencial às Santas Casas e aos Hospitais Filantrópicos sem fins lucrativos, nos termos da Lei Nº 13.995 (05 de maio de 2020). Todos esses recursos foram conquistados com o empenho da Fehosp, na pessoa do seu presidente Edson Rogatti, assim como de todos os Senadores e Deputados que votaram favoráveis a aprovação da mesma possibilitando os auxílios previstos, que foram fundamentais não só para a Santa Casa de Assis, mas para tantas outras instituições de saúde do país que são vocacionadas ao atendimento SUS, por meio da filantropia. Destacamos o apoio significativo do Prefeito e Vice-Prefeito, Secretário da Saúde do Município de Assis e Secretários da Saúde dos 11 Municípios da região, representantes da sociedade no Conselho Municipal de Saúde, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP, Vereadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, integrantes da sociedade que fizeram doações: a todos esses nobres cidadãos que se dispõem ao engajamento nesta “Santa Causa”, nosso reconhecimento e gratidão!
No enfrentamento à Pandemia e atendimento específico ao Covid-19, a Santa Casa de Assis tem se preparado desde fevereiro deste ano, com treinamentos das equipes, preparação psicológica aos colaboradores, organização e aquisição de materiais e insumos: através do credenciamento SUS de 5 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria clínica; por meio da UTI Móvel, doada pelo Fundo Contra Covid-19 (cidadãos assisenses), a Organização assumiu a responsabilidade do transporte de pacientes. Também assumiu algumas demandas da rede de urgência e emergência e parte da chamada ‘linha vermelha’, nos casos de infarto agudo de miocárdio – IAM, acidente vascular e cerebral isquêmico – AVCI, isso devido aos atendimentos Covid-19 assumidos por outras instituições hospitalares da rede de saúde regional.
Além de todo este trabalho dedicado, segundo a Diretoria Executiva, a Organização comemora o fato de estar em dia com todos seus fornecedores e sem nenhuma demissão até o momento. Algumas contratações temporárias relacionadas ao atendimento da Covid-19 ainda estão ocorrendo, em decorrência do afastamento de colaboradores do grupo de risco.
As obras do Convênio com a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA para reforma da ala SUS do Hospital estão ocorrendo normalmente e já é possível ver a nova estrutura de atendimento. E de forma segura e gradual, as cirurgias eletivas também estão sendo retomadas.
Tudo isso mostra que, apesar da crise, a Santa Casa de Assis se mantem firme para benefício de todos os pacientes que precisam dela, principalmente os usuários do SUS. Reconhecemos em tudo isso, a graça de Deus, sem a qual nada teria sido possível, e a união de todos.
Para ver essa e outras notícias acesse www.santacasadeassis.org.br