CORONAVÍRUS: SANTA CASA DE ASSIS ADOTA MEDIDAS PREVENTIVAS E ALTERA SISTEMA DE VISITAS
Horários foram reduzidos e será permitido somente um visitante por paciente.
Após o anúncio dos primeiros casos do Coronavírus na China, a Santa Casa de Assis, como referência no atendimento SUS e maior estrutura de serviços de saúde de Assis e Região, passou a se preparar para a possibilidade da chegada da doença ao Brasil.
Com a recente divulgação de casos suspeitos no Município e também após casos confirmados de H1N1, outro grande problema de saúde mundial, a Organização Hospitalar adiantou-se e está preparada para receber com segurança seus pacientes, tendo um protocolo específico para o atendimento de casos suspeitos.
Neste sentido e seguindo as orientações de prevenção do Ministério da Saúde, a Santa Casa de Assis também modificou temporariamente o sistema de visitas no Hospital Central e Unidade de Terapia Intensiva – UTI.
No novo sistema adotado o paciente poderá receber um visitante somente e não será permitida a entrada de pessoas que classificadas no grupo de risco do Coronavírus, ou seja: com acima de 59 anos, portadores do diabete melito, cardiopatas ou com doenças renais crônicas; também fica proibida a entrada de visitantes com sintomas de gripe.
Os horários de visita temporariamente estabelecidos em virtude do Coronavírus são: para pacientes da Unidade de Terapia Intensiva - UTI - 13h30 às 14h; pacientes internados na Clínica SUS - 17h às 18h; e pacientes internados na Clínica de Particular e Convênios - das 20h às 21h.
Para a Santa Casa de Assis, neste momento de apreensão é fundamental estar preparado para oferecer agilidade no atendimento e segurança no ambiente hospitalar para os pacientes e aos profissionais da saúde, assim pede a compreensão de todos quanto as medidas adotadas e que poderão ser necessárias futuramente.
Também destaca que a contaminação tanto do Coronavírus, como do H1N1 se dá principalmente por meio de contato e todos podem ajudar na prevenção adotando medidas simples, como: lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 30 segundos; se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.